quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Aula de Arte Indígena Brasileira

Cândido Portinari


Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu em São Paulo, na data de 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política. Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde finalizou seus estudos. No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida. Dentre suas obras, destacam-se: "A Primeira Missa no Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes". Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade. No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas. 

Principais obras:

Lavrador de Café 

Feito por Carolina e Viviane
4º Magistério

Aula da Arte Indígena Brasileira



Glauco Rodrigues
Nome de Registro: Glauco Otávio Castilhos Rodrigues
Data de Nascimento: 05/03/1929
Data de Falecimento:
19/03/2004

Local de Nascimento: Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil

As obras do artista plástico gaúcho Glauco Rodrigues,possuem uma caracteristica peculiar no seu contexto histórico cultural,pois apresentam uma discussão acerca da identidade nacional brasileira.
A pintura de Glauco é uma releitura da história do Brasil.A existencia de apropriações ,reproduções,reutilizações e releituras do quadro de Meirelles evidencia a importancia do imaginario nacional.